quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Dados Biográficos


Max Wertheimer foi um expoente psicólogo checo, que ajudou a fundar a Psicologia da Gestalt, juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Ele nasceu em uma familia judáica germanófona no dia 15 de Abril de 1880 em Praga e quando era criança pensava em ser músico, chegando até mesmo a aprender tocar violino.
Durante sua infância, entre os anos de 1890 e 1898, ele estudou no Neustädter Gymnasium em Praga. Já em 1900 ele começa a estudar na universidade de Charles University de Praga, cursando direito. Um ano depois do seu ingresso nessa universidade ele desiste da vida jurídica e passa a estudar psicologia e filosofia na Friedrich-Wilhelm University de Berlin, sob tutela de Carl Stumpf, famoso por suas notáveis contribuições para a psicologia da música. Neste período, ele fez diversas leituras nos campos da psicologia, música, filosofia, fisiologia, história e artes.
No ano de 1905 ele recebeu o seu doutorado, sendo o tema da sua dissertação "Tatbestandsdiagnostik", tendo como supervisor: Külpe. Essa tese trata-se de um estudo acerca de um detector de mentiras, que funcionava por meio do emprego do método de associação de palavras.
Entre os anos de 1905 e 1912, Wertheimer fez estudos universitários privados no Instituto de Fisiologia em Praga e em Viena, em hospitais psiquiátricos de Praga, Frankfurt e Viena e estudou música no instituto de Berlim. Neste intere, sabe-se que ele apresentou controvérsias com Jung acerca da técnica de associação das palavras. Em 1910, Wertheimer interessou-se pela percepção do movimento. Com a ajuda de um estroboscopio descobre que, iluminando duas linhas por um breve período de tempo, se têm a sensação de se ver só uma. A este fenômeno chamou de fenômeno fi. Entre os anos de 1910 e 1914 ele trabalhou as idéias fundamentais da teoria da Gestalt e fez experimentos sobre as Leis da Gestalt com Wolfgang Köhler e com Kurt Koffka em Frankfurt, lançando o texto “Estudos Experimentais baseados na Visão do Movimento”.
Durante os anos de 1912 e 1922, acredita-se que Wertheimer ficou fazendo leituras particulares em Frankfurt e mais tarde (1916-1922) em Berlim, onde teve contato pela primeira vez com Albert Einstein, fazendo alguns estudos com o mesmo. No ano de 1921 ele foi um dos fundadores da revista “Psychologische Forschung" (“A pesquisa Psicológica”), juntamente com Köhler, Koffka, Goldstein, Gruhle.
No ano de 1922, além de tornar-se professor extraordinário da Psicologia ele publicou "Untersuchungen zur Lehre von der Gestalt" (“Investigações dos ensinamentos da Gestalt”).
Wertheimer casou-se em 1923 com Anna Caro e teve quatro filhos deste casamento: Rudolf, nasceu em 1924; Valentin, nasceu em 1925; Michael, nasceu em 1927; Lise, nasceu em 1928.
Ele ainda foi professor de psicologia da Universidade de Farnkfurt (1929-1933), antes de imigrar para os Estados Unidos para fugir da perseguição Nazista,no ano de 1933. Foi membro universitário da Nova Escola de Pesquisa Social, na cidade de Nova York. trabalhando como professor nesta cidade, onde passa os últimos anos de sua vida. Aos 63 anos, ele morreu em New Rochelle, no dia 12 de outubro de 1943, deixando o escrito que “Productive Thinking", publicado postumamente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial